O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda no Brasil. Ele é utilizado para diversos programas sociais do governo, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Para se cadastrar no Cadastro Único, é necessário fazer o agendamento pelo site do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Geralmente, o responsável familiar deve comparecer ao CRAS levando alguns documentos pessoais, como:
Documento de identificação (RG ou Carteira de Trabalho);
CPF (Cadastro de Pessoa Física) de todos os membros da família;
Certidão de nascimento de todos os integrantes da família;
Comprovante de residência atualizado (conta de água, luz, gás, etc.);
Caso algum membro trabalhe, é necessário levar o contracheque ou carteira de trabalho.
No CRAS, os profissionais vão realizar o cadastramento das informações da família no sistema do Cadastro Único. É importante manter essas informações atualizadas, pois elas são utilizadas para a seleção e concessão de benefícios sociais.
É fundamental ressaltar que o Cadastro Único é destinado prioritariamente às famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total familiar de até três salários mínimos.
Quando iniciamos o Pedido do Benefício Assistencial, nós ajudamos você em todas as fases, inclusive no gendamento, além de preparar você para responder o questionário (Entrevista) que é feita pelo Centro de Referência.